hipovitaminose

15-04-2016 20:55



A hipovitaminose A é uma doença frequente em tartarugas que pode ser observada em tartarugas de qualquer espécie e de qualquer idade. Contudo afecta principalmente animais jovens pertencentes às espécies Trachemys spp., Graptemys spp. e Pseudemys spp.
Embora possa ter outras causas, esta doença deve-se frequentemente a uma alimentação desadequada. No caso das tartarugas semiaquáticas uma alimentação exclusivamente à base de camarões secos (Gammarus spp.) e nas tartarugas terrestres a uma alimentação com poucos vegetais ricos em vitamina A. 
Sinais clínicos
Os sinais típicos incluem inchaço das pálpebras, principalmente da pálpebra inferior, que pode por em causa a visão do animal devido à incapacidade de movimentar as pálpebras. No caso de existir, também, uma infecção secundária pode aparecer uma placa de pus subpalpebral e irritação da conjuntiva, dando origem a blefaroconjuntivite (inflamação da pálpebras e conjuntiva).
Sinais como apatia, anorexia, atraso no crescimento e enfraquecimento da carapaça também podem estar associados à carência de vitamina A. 
Tratamento
O tratamento será sempre implementado de acordo com o grau de infecção que a tartaruga apresentar, sob orientação de um Médico Veterinário de Animais Exóticos. 
Prevenção
Fornecer uma alimentação adequada rica em Vitamina A

—————

Voltar